Para discutir a regulamentação do serviço de transporte por mototaxista em Macaúbas, foram discutidas em Audiência Pública realizada na quinta-feira (06/12), formas de buscar alternativas, para garantir direitos e deveres aos profissionais que atuam nessa área, criando regras para o serviço a fim de buscar melhorias para a profissão.
Participaram do evento o Promotor, Dr. Áviner, o Secretário Municipal de Administração, Jakson Silva, o Major Gilmar, os vereadores, Márcia Benda e Valmir, a Assessoria Jurídica da Câmara Municipal, a Drª. Clísia e dezenas de mototaxistas que contribuíram bastante com sugestões. 

Os mototaxistas são profissionais que contribuem bastante com a comunidade levando os passageiros aos seus destinos. Eles são indispensáveis. Porém, sofre bastante preconceito pela falta de regulamentação da profissão.
Várias vantagens foram abordadas, como: mais segurança, mais credibilidade perante a comunidade, direito a um amparo, caso sofra algum acidente e fique impossibilitado de trabalhar, direito a uma aposentaria, entre outros.