Transparência

O papel fundamental de um Vereador é fiscalizar todos os atos do Poder Executivo, requerendo, se for o caso, informações auxiliares aos mais diversos órgãos. E, ainda, votar em Projetos oriundos da Câmara Legislativa ou do Poder Executivo, além de sugerir matérias de interesse público, mediante indicações, projetos e moções que atendam à necessidade do povo.

O Compromisso com a transparência sempre foi tratado com prioridade pelo Vereador Anderson Gumes. Para ele, transparência deve ser o mote de todo político. Ao longo da sua vida pública, o parlamentar vem dando publicidade a todos os seus atos. Gumes é ficha limpa e um grande defensor de transparência dos agentes e dos setores públicos. É autor de leis e projetos de leis, criando mais transparência no serviço público.

Educação

Educação é a alavanca que o Brasil precisa para promover a inclusão e a justiça social do seu povo, elevar o nível de empregos, o nível de renda, a saúde e a segurança. Educação é a base de tudo.

Anderson Gumes defende uma educação de qualidade, com escolas equipadas para atender aos alunos, bem como professores valorizados. Pela Câmara de Vereadores, além de fiscalizar a utilização dos recursos públicos destinados à educação.

Lutando para trazer um campus da Universidade Federal da Bahia para Macaúbas. Gumes foi o idealizador da maior audiência pública já realizada no município.

 

Saúde

“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”– Artigo 196, Constituição Federal de 1988.

Como expresso na Constituição Federal, Anderson Gumes defende e trabalha por um sistema de saúde pública humana e igualitária. Na Câmara de Vereadores, vem trabalhando junto ao Poder Executivo por melhorias no sistema de saúde do Município, estimulando políticas públicas que incentivem a busca constante de prestação de serviço de saúde de qualidade, buscando também os princípios da transparência, eficiência, razoabilidade e proporcionalidade. Fiscalização constante pela boa aplicação dos recursos públicos.

 

Esporte e Lazer

Esporte é saúde e qualidade de vida. Está comprovado que a prática de esporte, além de servir como instrumento de integração e inclusão social, é uma das principais ferramentas para afastar as crianças e adolescentes de ações nocivas.

O Vereador Anderson Gumes é um grande incentivador do esporte e defende que o Poder Público deva oferecer ao cidadão mecanismos para a prática das atividades, como academias ao ar livre nas áreas de lazer da cidade.  Gumes foi um dos idealizadores da Liga Desportiva de Macaúbas, lutou pela construção do Estádio Municipal de futebol e vem lutando pela criação da área de preservação de coité, que se criada formará um cinturão verde, até a área do horto florestal.

 

Cultura

A Câmara de Macaúbas aprovou em 2016 por unanimidade a criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaúbas, bem como o Fundo Municipal de Cultura, mais um projeto de autoria do vereador Anderson Gumes.

“Estamos criando ferramentas para que a CULTURA do nosso município passe a existir oficialmente, e tenha mecanismos para o seu fortalecimento, caminho que passa diretamente pela VALORIZAÇÃO dos nossos ARTISTAS, que até agora não tinham nenhuma referência legal de apoio e valorização, verdadeiros heróis que travam uma enorme batalha, tendo como armas o talento, e a fé de que um dia conseguiram vencer. A aprovação de leis como PRATA da CASA e do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA, são novas armas que se somaram nessa luta” relata Gumes.

Gumes é autor da Lei PRATA DA CASA que dispõe sobre a contratação de artistas, grupos, bandas, músicos e afins, locais, para apresentação e/ou exposição em shows, exposições, eventos artísticos, culturais, musicais, e similares, que receberem subvenções sociais, ou financeiras, ou auxilio financeiros do Poder Público Municipal ou através dele, e dá outras providências”.

A Lei prevê ainda que a autoridade municipal, responsável por contratações de artistas reserve pelo menos 30% do orçamento para contratações de músicos/artistas locais.

Anderson Gumes sempre pensou e defendeu a cultura do nosso município.

 

Segurança

A questão da segurança deve ser aliada no investimento da educação a fim de orientar a criança e o adolescente para se manter longe das drogas e da violência. Mas é imprescindível que haja investimento nos profissionais ligados à nossa segurança como guarda municipal, polícia militar, polícia civil, polícia rodoviária federal, etc.

E, evidentemente, que uma fiscalização implacável deve fazer parte destes profissionais, pois não adianta nós, do poder legislativo, criarmos leis e resoluções que visem o bem estar da população se quem trabalha na segurança – seja no município, no estado ou no país – não tem o preparo e ética necessários a ingressar neste tipo de função pública.

Além da capacitação dos profissionais que atuam na área de segurança, Gumes defende o trabalho preventivo, com a ampliação no policiamento ostensivo de rua e aumento no efetivo dos batalhões de polícia.

 

Meio Ambiente

A questão ambiental em nossa cidade requer uma dupla ação: a recuperação das áreas degradadas e a adoção de medidas que viabilizem o desenvolvimento sustentável para o futuro. Na Câmara de Vereadores, o Vereador Anderson tem sido um dos grandes defensores do meio ambiente, legislando e fiscalizando em favor da proteção ao meio ambiente.

Entre as medidas fundamentais à conquista de um espaço saudável para todos, encontram-se:

  • Arborização das Ruas e Praças;
  • Melhoria da qualidade da água;
  • Incentivo à reciclagem do lixo;
  • Ampliação da Educação Ambiental, com sua inclusão no currículo escolar e a adoção de campanhas permanentes;
  • Recuperação e implementação de aterros sanitários;
  • Universalização total da rede de esgotamento sanitário e da água potável;

Gumes também participa de ações para preservar o meio ambiente:

  • Membro do Conselho municipal do meio ambiente;
  • Luta pela valorização do horto florestal;
  • Lutando pela criação da área de preservação de coité, que se criada formará um cinturão verde, até a área do horto florestal.

 

FALE COM ANDERSON GUMES