SOLENIDADE DE POSSE DOS VEREADORES MIRINS DA LEGISLATURA 2019

SOLENIDADE DE POSSE DOS VEREADORES MIRINS DA LEGISLATURA 2019

Fazer política é pensar no bem comum. Com base nesta premissa, a Câmara Municipal de Macaúbas promoveu, na manhã de quinta-feira, dia 02 de maio, a solenidade de posse dos Vereadores Mirins da legislatura 2019 e a eleição da Mesa Diretora.
A solenidade de posse reuniu vereadores, professores, diretores, os secretários municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Comunicação e Educação e a comunidade em geral.
Quem também esteve presente na cerimônia, foi o Padre Osvaldinho que, em um discurso emocionante, incentivou de maneira contagiante os mais novos vereadores mirins a desenvolverem os seus trabalhos de forma honesta e digna. O padre ainda convidou-os a comparecerem à missa, para que sejam apresentados a toda a nossa comunidade.
Queremos agradecer a todos os professores, diretores, funcionários e alunos de todos os colégios por terem abraçado com muito carinho o projeto Câmara Mirim e por ter nos recebido tão bem. 
Pedimos a estes jovens vereadores que aproveitem a experiência e que aprendam a importância da política e que tenham sempre, consciência e clareza que o principal papel do vereador é lutar pela comunidade. Que vocês não percam de vista o fato de que o mandato deve ser desenvolvido em prol das pessoas e de nossa cidade. 
Todos os vereadores mirins eleitos têm um sonho e esse sonho começa hoje. Aproveitem muito esse ano, pois ele marcará nossas vidas.

Fotos: Câmara Municipal de Macaúbas


PARTICIPANDO DA CERIMÔNIA EMOCIONANTE DE INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DO ABRIGO DOS IDOSOS DE MACAÚBAS

PARTICIPANDO DA CERIMÔNIA EMOCIONANTE DE INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DO ABRIGO DOS IDOSOS DE MACAÚBAS

No domingo, dia 21 de abril, na parte da tarde participamos de um evento onde a emoção tomou conta de todos nós. Estivemos numa cerimônia emocionante de inauguração da nova Sede do Abrigo dos Idosos. 
O espaço proporcionará aos nossos idosos uma vida mais digna e feliz. O abrigo é uma iniciativa da diretoria da ABSFAM (Associação Beneficente São Francisco de Assis) e foi construído com doações de todos da cidade, e que já abriga 37 idosos Um verdadeiro exemplo de solidariedade e comprometimento de todos.
Queremos agradecer primeiramente a Deus por colocar em nossas vidas pessoas especiais que se preocupam com o próximo, assim como todas estas pessoas envolvidas diretamente e indiretamente nesse processo de construção do abrigo dos idosos. Parabenizamos calorosamente toda a diretoria da ABSFAM, em nome de Gilvan Cabral ( Bira ), funcionários e a todos os que fizeram suas doações.
A solidariedade desenvolvida coletivamente é capaz de mudar o mundo.
“Ninguém é tão pobre que não possa ajudar alguém e ninguém é tão rico que não precise da ajuda de alguém”.


Fotos: Studio Alves.


 

PARTICIPANDO E PRESTIGIANDO A 9ª EDIÇÃO DA TRADICIONAL CAVALGADA DO DISTRITO DE LAGOA CLARA

PARTICIPANDO E PRESTIGIANDO A 9ª EDIÇÃO DA TRADICIONAL CAVALGADA DO DISTRITO DE LAGOA CLARA

No domingo, dia 21 de abril, logo pela manhã, participamos da 9ª Edição da Tradicional Cavalgada de Lagoa Clara. A festa já faz parte do calendário festivo da cidade e com certeza proporciona momentos de confraternização com a comunidade do local. 
Mais uma vez foi demonstrado amor pelas tradições de nossa região, destacando-se pela organização, ambiente familiar e de amizade entre todos os presentes.
É importante que o município ajude para que essas festas tradicionais continuem acontecendo com segurança e organização, como essa cavalgada.

Queremos parabenizar e agradecer aos organizadores do evento pela recepção, pela grandiosidade da festa que cresce a cada ano. Parabenizar a todos os cavaleiros e comitivas que abrilhantaram esse tradicional evento.
Registrar as presenças dos colegas vereadores, Valmir do Exu de Macaúbas, Glauber Magalhães de Botuporã, Adilson de Botuporã, amigos Dema, Edmilson, entre outros.


 

PARTICIPANDO DA CONFERÊNCIA TERRITORIAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA REALIZADA NO MUNICÍPIO DE MACAÚBAS

PARTICIPANDO DA CONFERÊNCIA TERRITORIAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA REALIZADA NO MUNICÍPIO DE MACAÚBAS

“Se o tempo envelhecer o seu corpo, mas não envelhecer a sua emoção, você será sempre feliz”.
E foi com este pensamento que participamos na manhã do dia 17 de abril, da 5ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa. 
Foi um encontro bastante proveitoso. Percebemos o quanto já avançamos em várias questões, mas podemos melhorar muito mais em aspectos relevantes relacionados aos direitos dos idosos, como: o respeito, o atendimento de suas necessidades básicas, à saúde, educação, moradia, transporte e outras mais.
O evento, que contou com a participação dos representantes dos municípios do Território e com grande participação dos idosos, o pessoal da Ação Social entre outros.
Queremos parabenizar e agradecer a Gilvan Cabral ( Bira), pelo esforço e dedicação na realização deste evento, e a todos os municípios que participaram. Ficamos muito honrados pelo convite.


 

PARTICIPANDO DA ETAPA MUNICIPAL DA 16ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE – 2019

PARTICIPANDO DA ETAPA MUNICIPAL DA 16ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE – 2019

Ainda no dia 16 de abril, cumprindo a agenda do dia, participamos da Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que este ano trouxe um tema bastante relevante: “Democracia e Saúde”.
Sabemos o quanto as Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. 
Agradecemos a Secretária de Saúde, Daiana Reis pelo convite e parabenizo a todos os funcionários da saúde, que lutam cotidianamente por um atendimento melhor para os nossos cidadãos.

 


 

REUNIÃO NA COMUNIDADE DA JUREMA COM O DIRETOR DO SAAE E MORADORES DA LOCALIDADE

REUNIÃO NA COMUNIDADE DA JUREMA COM O DIRETOR DO SAAE E MORADORES DA LOCALIDADE

Participamos no dia 16 de abril de um encontro na comunidade de Jurema. Nos reunimos com o do Diretor do SAAE e com moradores da localidade para discutirmos o processo de tratamento e qualidade da água potável que chega às residências.
Encontros como estes, fazem toda a diferença diante de decisões que estão sendo tomadas, no momento e expectativas para aprimorar ainda mais as atividades de abastecimento.

Esta união entre poder público, SAAE e Sociedade é necessária para desenvolvermos junto às comunidades vários trabalhos sociais, para ofertar uma água que seja de qualidade.
Fazemos questão de destacou à importância de levar até a comunidade a dimensão do trabalho que vem sendo realizado.


 

REUNIÃO COM OS MOTOTAXISTAS DA CIDADE PARA DISCUTIR A REGULARIZAÇÃO DESTA PROFISSÃO

REUNIÃO COM OS MOTOTAXISTAS DA CIDADE PARA DISCUTIR A REGULARIZAÇÃO DESTA PROFISSÃO

Visando trabalhar em busca do bem estar do moto taxista, lutar por um melhor atendimento aos usuários do transporte na cidade e discutir a regularização desta profissão foram as principais pautas da reunião que na segunda-feira, 08 de abril de 2019 na Câmara de Vereadores do nosso município.
Durante a reunião, a classe expôs suas principais necessidades. Para alguns, uma das maiores preocupações é a regulamentação da categoria.
E de imediato apresentamos importantes vantagens da regulamentação, como: mais segurança, mais credibilidade para com os clientes, entre outros. 
Não vamos medir esforços para buscar medidas para ajudá-los diante esta luta. Uma nova reunião já foi marcada para o dia 17/04, para se receber propostas e fechar o projeto.


 

PROJETO CÂMARA MIRIM: 17 JOVENS TIVERAM SEU NUMERO DE CANDIDATURA DEFINIDO EM ENCONTRO NA CÂMARA MUNICIPAL COM A PRESENÇA DE DIRETORES DE ESCOLAS E PAIS

PROJETO CÂMARA MIRIM: 17 JOVENS TIVERAM SEU NUMERO DE CANDIDATURA DEFINIDO EM ENCONTRO NA CÂMARA MUNICIPAL COM A PRESENÇA DE DIRETORES DE ESCOLAS E PAIS

Quem faz a diferença, promove a revolução. E foi assim que pudemos ver de perto o desejo e o comprometimento dos nossos jovens, diante de um grande salto no processo de construção de um lugar melhor para se viver.
Na última sexta-feira, 05 de abril, na presença de Diretores de Escolas e Pais, 17 jovens tiveram o seu primeiro contato com a Câmara de Vereadores. Algo novo pra todos, mas que para alguns, a partir do dia 16 de abril, se tornará algo inserido no cotidiano dos futuros Vereadores Mirins.
Durante o encontro foi feito o sorteio dos números de cada candidato que disputará as eleições da primeira edição do Câmara Mirim.
A performance dos jovens na sexta-feira foi algo que nos deixou bastante entusiasmados. Eles foram perfeitos na postura, na oratória, no brilho dos olhos ao falar o que os move, o que os motiva. Não temos dúvida alguma de que, um futuro melhor vem por aí.
É a câmara de Macaúbas preparando cidadãos mais conscientes para o futuro. 


Câmara Mirim – A Juventude no Exercício da Cidadania.


PARTICIPANDO DA INAUGURAÇÃO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS DO CENTRO JUDICIÁRIA DE SOLUÇÃO CONSENSUAL DE CONFLITOS (CEJUSC)

PARTICIPANDO DA INAUGURAÇÃO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS DO CENTRO JUDICIÁRIA DE SOLUÇÃO CONSENSUAL DE CONFLITOS (CEJUSC)

Estive na sexta-feira, 29 de março de 2019 na Comarca de Macaúbas para a cerimônia de inauguração e entrega das instalações físicas destinadas ao Centro Judiciária de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC). O órgão funcionará em caráter processual, com aplicação dos métodos consensuais de resolução de conflitos na área familiar (pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, reconhecimento de paternidade) e na área cível (nas questões de menor complexidade que evolvam conflitos de vizinhança e cobrança de dívidas).

Mais uma conquista para o nosso município. Parabéns a equipe e todos os envolvidos.


 

PROJETO CÂMARA MIRIM: COLÉGIO DE CATULÉS ESCOLHE SEU REPRESENTANTE NO PROJETO

PROJETO CÂMARA MIRIM: COLÉGIO DE CATULÉS ESCOLHE SEU REPRESENTANTE NO PROJETO

Estivemos em Catulés, falando um pouco mais sobre o “Câmara Mirim”. Conversamos com alunos e professores sobre a importância deste projeto para a formação e o exercício da cidadania dos nossos jovens.
E o colégio já tem um representante, o aluno Edmar Oliveira Lelis. Ele é candidato a Vereador Mirim e está muito motivado em poder colaborar em busca de melhorias para o âmbito escolar.
O Câmara Mirim é um programa de educação política no qual crianças e adolescentes são incentivados a escrever suas ideias para melhorar o município, de forma coletiva, exercitando habilidades de cidadania; Uma das práticas envolve a elaboração de projetos de lei que integram a pauta dos encontros realizados na Câmara de Vereadores do município. 
Participe conosco!
É a câmara de Macaúbas preparando cidadãos mais conscientes para o futuro. 
Câmara Mirim – A Juventude no Exercício da Cidadania.

Aluno Edmar Oliveira Lelis