PARTICIPANDO DA ABERTURA DA JORNADA PEDAGÓGICA – 2019

PARTICIPANDO DA ABERTURA DA JORNADA PEDAGÓGICA – 2019

Participando da abertura da Jornada Pedagógica, que aconteceu no dia 21 de fevereiro, falamos da importância da participação de estarmos dentro da escola, participando e sentindo as dificuldades e superações dos professores e alunos, só desta forma vamos poder ajudar nas soluções dos problemas, que não são poucos. Aproveito e desejo aos professores e alunos um bom retorno ao ano letivo, que juntos possamos colher grandes resultados neste ano que está começando.


 

PARTICIPANDO DE REUNIÃO COM A EQUIPE DO SAD – SERVIÇO DE ATENDIMENTO DOMICILIAR

PARTICIPANDO DE REUNIÃO COM A EQUIPE DO SAD – SERVIÇO DE ATENDIMENTO DOMICILIAR

A vida nos dá muitos ensinamentos e nós sabemos que devemos aprendê-los um a um. O que parecia ser uma simples reunião nos trouxe muito conhecimento. 
Participamos de uma reunião, na sexta-feira 01/02/2019 com a equipe do SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar. Uma equipe que tem desempenhado um serviço de grande relevância em nosso município. A equipe do SAD é composta por Médico, Assistente Social, Nutricionista, Psicólogo, Fonoaudiólogo Enfermeira Fisioterapeuta e Técnicas de Enfermagem.
Os pacientes assistidos pelo SAD, são:
Pessoas com necessidades de reabilitação;
Pacientes em agudização de doenças crônicas;
Idosos em situação de fragilidade e em condição de alguma enfermidade de base;
Pacientes que necessitam de antibioticoterapia venosa;
Pacientes em cuidados paliativos oncológicos e não oncológicos;

Diversos procedimentos são realizados durante suas visitas, como: curativos, fisioterápicas, atendimento médico, psicológico e social, na cidade e zona rural.
O objetivo principal da reunião foi de poder conhecer um pouco mais do trabalho e ouvir algumas demandas que precisam ser atendidas para que a eficiência deste serviço aprimore mais ainda.
Atualmente 45 famílias são assistidas pelo SAD. A maioria trata-se de pessoas com câncer, pessoas que fizeram algum tipo de cirurgia ou idosos. Todos estes pacientes necessitam de cuidados específicos e total repouso. 


 

PARTICIPANDO DA FINAL DO CAMPEONATO DISTRITAL 2018 – DISTRITO DE CRISTAIS – 11/01/2019

PARTICIPANDO DA FINAL DO CAMPEONATO DISTRITAL 2018 – DISTRITO DE CRISTAIS – 11/01/2019

O esporte é algo mágico. Com certeza, um fator transformador que só tem a contribuir com a nossa formação. Sempre que tenho a oportunidade, não meço esforço para estar em contato com ele.
Como vereador Anderson Gumes, ainda estou em recesso. Porém, o Cidadão e Desportista Anderson Gumes está sempre disponível para participar de eventos, como o da noite de ontem no Distrito de Cristais. Fui assistir à Final do Campeonato de Futsal. Acompanhados dos meus colegas vereadores, Roberto e Vandinei pudemos apreciar uma noite linda e super animada.
Ao final dos jogos fomos convidados para participar da entrega dos troféus das equipes participantes.
Queremos parabenizar à todas as equipes que participaram do campeonato, agradecer o empenho de todos os colaboradores. Em especial, parabenizamos o idealizador do evento, o amigo Pedro Almeida pela dedicação, organização e comprometimento com o campeonato e com o esporte de Macaúbas.
Vamos fazer da prática esportiva um programa de desenvolvimento, e incentivar mais ainda, um maior número de praticantes.


 

VISITANDO A UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO – UPA DE MACAÚBAS

VISITANDO A UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO – UPA DE MACAÚBAS

Na manhã desta terça-feira, 11/12, tivemos um compromisso com a saúde do nosso município. Participamos de uma reunião na Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Macaúbas.
O entendimento da população em relação ao que se considera emergencial, é algo fundamental para que a UPA funcione bem. E nesse pouco menos de um ano de funcionamento, a UPA de nosso município tem apresentado resultados significativos.
Sabemos que a principal função da unidade é oferecer atendimento 24h e o encaminhamento para hospitais especializados, de acordo com o caso do paciente.
Durante a visita à unidade de saúde, foi possível verificar de perto que mesmo diante de algumas dificuldades enfrentadas, o bom funcionamento da UPA foi responsável por garantir quase 36 mil consultas médicas de caráter de urgência da população Macaubense. Também, pude conhecer detalhes quanto a sua eficiência e principalmente o resultado final do atendimento à população que é a sua principal preocupação.
Queria agradecer a Diretora da Unidade, Cláudia e também a Coordenadora, Marizete pela recepção e também pela atenção em passar as informações sobre o funcionamento da UPA.


 

PARTICIPANDO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A REGULAMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE POR MOTOTAXISTA EM MACAÚBAS

PARTICIPANDO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A REGULAMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE POR MOTOTAXISTA EM MACAÚBAS

Para discutir a regulamentação do serviço de transporte por mototaxista em Macaúbas, foram discutidas em Audiência Pública realizada na quinta-feira (06/12), formas de buscar alternativas, para garantir direitos e deveres aos profissionais que atuam nessa área, criando regras para o serviço a fim de buscar melhorias para a profissão.
Participaram do evento o Promotor, Dr. Áviner, o Secretário Municipal de Administração, Jakson Silva, o Major Gilmar, os vereadores, Márcia Benda e Valmir, a Assessoria Jurídica da Câmara Municipal, a Drª. Clísia e dezenas de mototaxistas que contribuíram bastante com sugestões. 

Os mototaxistas são profissionais que contribuem bastante com a comunidade levando os passageiros aos seus destinos. Eles são indispensáveis. Porém, sofre bastante preconceito pela falta de regulamentação da profissão.
Várias vantagens foram abordadas, como: mais segurança, mais credibilidade perante a comunidade, direito a um amparo, caso sofra algum acidente e fique impossibilitado de trabalhar, direito a uma aposentaria, entre outros.


PARTICIPANDO DE REUNIÃO COM A COMUNIDADE ESCOLAR DO COLÉGIO MUNICIPAL DO DISTRITO DO AÇUDE

PARTICIPANDO DE REUNIÃO COM A COMUNIDADE ESCOLAR DO COLÉGIO MUNICIPAL DO DISTRITO DO AÇUDE

Tivemos que mudar o local da reunião, mas o importante que a agenda foi cumprida. Tínhamos uma reunião marcada para a tarde desta terça-feira, 04 de dezembro, no Colégio de Açude. Porém, devido as fortes chuvas e ao tamanho das salas do Colégio, nos reunimos na Igreja da comunidade.
Mais uma vez tivemos a oportunidade de discutir temas muito relevantes para a população, principalmente para nossos jovens. Primeiramente abordamos a educação de um modo geral, explicamos o quanto ela é importante para a nossa formação. Abordamos temas mais complexos, como por exemplo: as drogas, assuntos que precisam ser discutidos com bastante sensatez. 
Temos desbravados várias ações que num futuro a curto prazo, trarão grandes impactos positivos para nossa Macaúbas. Temos tentado fazer uma forma diferente de representar, de ser atuante, um fomento de um tipo de gestão participativa.
Agradeço ao Secretário Municipal de Educação, Jonaldo, a diretora, Elci Silva, aos queridos professores e demais funcionários.


 

PARTICIPANDO DA REUNIÃO DO CONSÓRCIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NA CIDADE DE IBIPITANGA

PARTICIPANDO DA REUNIÃO DO CONSÓRCIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NA CIDADE DE IBIPITANGA

Pontuar as principais dificuldades enfrentadas pelas as cidades que integram a nossa região. Foi com este propósito prefeitos dos municípios participantes do Consórcio de Desenvolvimento Regional se reuniram na última quarta-feira 28 de novembro, na sede do consórcio em Ibipitanga.
Participaram da reunião os Prefeitos das cidades de: Macaúbas, Paramirim, Livramento, Caturama, Botuporã, Rio do Pires, Ibipitanga, Boquira, Oliveira dos Brejinhos, Novo Horizonte e Dom Basílio. Além deles, os Presidentes das Câmaras de: Ibipitanga, Ibitiara e Macaúbas. E vereadores de: Boquira, Dom Basílio, Ibipitanga e Macaúbas.
Com foco no risco eminente de uma grave crise hídrica, na grande maioria destes municípios, debatemos a respeito da necessidade urgente da construção de aterros sanitários que possam servir a vários municípios numa mesma obra.
Na ocasião falamos da extrema necessidade de melhorias em nossa Educação. É preciso investimentos em infraestrutura, como por exemplo, a estrada Ibipitanga/Ibitiara.
São enormes os desafios, e só conseguiremos isto se estivermos juntos, fazermos uma grande mobilização, envolvendo câmaras, prefeituras, e demais entidades para elegermos as nossas prioridades, e reivindicarmos unidos a realização destas demandas, que irão mudar e muito a qualidade de vida do nosso povoo OU SENÃO, PASSAREMOS NOVAMENTE, 4 anos esquecidos pelo o governo do Estado.
Será importante definirmos nossas prioridades e planejarmos as estratégias para buscarmos juntos os recursos necessários e trabalharmos pelo desenvolvimento regional integrado. Acreditamos que a cada avanço obtido pelo consórcio, teremos mais municípios interessados.
Agradecemos ao Secretário do Consórcio, Leonardo por nos conceder a participação. 


 

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – MACAÚBAS – BA

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – MACAÚBAS – BA

No dia 26 de novembro começou a novena da Nossa Amada padroeira, é sempre uma alegria celebrar a festa de NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, nossa mãe e padroeira. E para que a festa aconteça com a dignidade que merece, é necessário a dedicação e trabalho dos colaboradores, que com meses de antecedência se empenham na organização da festa, assim como as pessoas que participam dos novenários e da parte social da festa.
Portanto, registramos nossos sinceros agradecimentos a todos que participam dessa grande comemoração.

A Novena tem como tema central Sob a Intercessão de Nossa Senhora da Conceição, Cristãos Leigos e Leigas são Promotores do Processo de Iniciação à Vida Cristã.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia 25/11/2018 (Domingo)

18:00h – Buscada do Mastro, saindo da Praça da Abolição (Frente do CETEP)

Levantamento do Mastro e Missa na Matriz

1º Dia: 29/11/2018 (Quinta Feira)

05:00h – Alvorada pelas ruas da cidade

05:30h – Missa – Comunidade Matriz

Gesto Concreto: Oferta de Feijão

19:30h – Celebração: Pe. José Maria da Silva (Paróquia Mãe de Deus e dos Homens de Palmas de Monte Alto)

Tema:  Igreja: Casa da Iniciação Cristã

Texto Bíblico: (At 16,32-34)

Respons.: Comunidades da Sede (Matriz, Santa Rita, Senhor do Bonfim, São Francisco, Santa Terezinha, Santa Luzia, Mãe Peregrina, Bom Pastor, São José e Sagrada Família. (Visita às Famílias: CPC de cada Comunidade)

Acolhimento: RCC e Congregação Mariana

2º Dia: 30/11/2018 (Sexta-feira)

05:30h – Missa – Santa Rita

Gesto Concreto: Oferta de Arroz

19:30h – Celebração: Pe. Eutrópio Aécio Souza (Paróquia de São Geraldo Majella de Guanambi)

Tema: Iniciação Cristã: Encontro que Sacia a Sede de Viver em Cristo

Texto Bíblico: (Jo 4,3-42)

Respons.:Aguada, Calumbi, Lagoa do Maurício, Jiboia, Coqueiro, Canabrava, Boa Madeira e Buriti. (Visita ao Zonal: Equipe de Infraestrutura)

Acolhimento: Catequese de Eucaristia e de Batismo

3º Dia: 01/12/2018 (Sábado)

05:30h – Missa – Comunidade São José

Gesto Concreto: Oferta de Macarrão

19:30h – Celebração: Pe. Osvaldino

Tema: Iniciação à Vida Cristã no Itinerário de uma Igreja Missionária

Texto Bíblico: (At 8,26-40).

Respons.:Veredinha, Contendas, Covas dos Seixas, Pajeú do Pau d’Arco, Pajeú do Calçadinho, Moquém, Caititu de Veredinha e Catulés; (Visita ao Zonal: Equipe de Divulgação).

Acolhimento: Juventude

4º Dia: 02/12/2018 (Domingo)

05:30h – Missa – Comunidade Mãe Peregrina

Gesto Concreto: Oferta de Óleo

19:30h – Missa na Matriz: Mons. Osvaldo

Tema: Iniciação Cristã: Mergulho no Mistério  de Cristo

Textos Bíblicos: (do 1º Domingo do Advento)

Respons.: Pajéu, Queimadas, Várzea Suja, Ponta do Morro, Olaria, Boqueiraozinho, Riachão; Lagoinha e Peixe; (Visita o Zonal: Promoções)

Acolhimento: Crismados 2018 e Crismandos

5º Dia: 03/12/2018 (Segunda Feira)

05:30h – Missa – Comunidade Santa Luzia

Gesto Concreto: Oferta de Café

19:30h – Celebração: Pe. Cleonídio Alves da Silva (Paróquia Bom Jesus de Brumado)

Tema: Igreja Casa de Iniciação Cristã, Lugar de Animação Bíblico e Catequética

Texto Bíblico: (Mt 7,24-29)

Respons. Umbuzeiro, Barra de Cima, São Jerônimo, Maria da Silva, Cabaceira, Brejo de João Urcino, Caraíbas, Algodões, São João, Umbu Doce, Brejo de Capitão Porfírio, Enxu, Mandassaia, Lagoa Nova, Várzea Suja de Caraíbas. (Visita aos Zonais: Equipes de Bezerros e Financeira)

Acolhimento: Pastoral Familiar

6º Dia: 04/12/2018 (Terça-Feira)

05:30h – Missa – São Francisco

Gesto Concreto: Oferta de Açúcar

19:30h – Celebração: Dom Armando Bucciol (Bispo Diocesano de Livramento)

Tema: Sacramentos da Iniciação Cristã: Etapas da Inserção na Vida de Cristo

Texto Bíblico: (Jo 9,1-41)

Respons.: Mastruz, Canatiba, Umburana, Vão, Taboleirinho, Laranjeira, Baraúna, Desterro, São José, São Joaquim, Lapinha, Morão da Cruz, Poço Dantas e Mata da Aguada. (Visita aos Zonais: Equipes de Promoção e Divulgação)

Acolhimento: Pastoral Litúrgica e MESCEs

7º Dia: 05/12/2018 (Quarta-Feira)

05:30h – Missa – Bom Pastor

Gesto Concreto: Oferta de Fubá de Milho

19:30h – Celebração: Pe. Sandro Alves Teixeira Lima (Paróquia de Nª. Srª. das Dores de Candiba)

Tema: Iniciação Cristã numa Igreja a Serviço da Vida Plena para Todos

Texto Bíblico: (Lc 10,25-37)

Respons.: Açude, Leite, Tamburil, Várzea Verde, Covas do Xavier, Almoço, Pombas, Nossa Senhora Aparecida, Olho d’Água dos Barcelos, Rua do Escritório e Pé do Morro. (Visita ao Zonal: Equipe de Cultura)

Acolhimento: Pastoral da Criança e Terço dos Homens

8º Dia: 06/12/2018 (Quinta-Feira)

05:30h – Missa – Comunidade Santa Terezinha

Gesto Concreto: Biscoito e Leite em Pó

19:30h – Celebração: Pe. José Silva Figueiredo (Paróquia Santo Antônio de Condeúba)

Tema: A Missão dos Cristãos Leigos e Leigas numa Igreja Casa de Iniciação Cristã

Texto Bíblico: (Mt 5,13-16))

Respons.: Lagoa Clara, Gameleira, Canto, Curralinho de Cima, Curralinho de Baixo, Araçás, Curral Velho, Capão e Rio Santo Onofre. (Visita ao Zonal: Equipe de Cultural)

Acolhimento: Coroinhas e Leitores

9º Dia: 07/12/2018 (Sexta-Feira)

05:30h – Missa – Comunidade do Bonfim

Gesto Concreto: Material de Limpeza

19:30h – Celebração: Dom José Roberto Silva Carvalho (Bispo Diocesano)

Tema: Iniciação Cristã numa Paróquia Comunidade de Comunidades

Texto Bíblico: (Jo 15,1-9)

Após a Novena – Procissão e Bênção dos Carros

Respons.: Cristais, Três Outeiros, Jurema, Curral Novo, Lagoa da Pedra, Santa Apolônia, Roça Velha, Nova Esperança e Lagoa do Dourado

(Visita ao Zonal: Equipe de Infraestrutura e de Bezerros)

Acolhimento: Todos os CPCs das Comunidades da Sede

DIA 08/12/2018 – GRANDE FESTA:

05:00h – Alvorada;

07:00h – Missa Matinal

Respons: Apostolado

09:00h – Leilão de Bezerros  

17:00h – Santa Missa Solene, Procissão e Abaixamento solene do Mastro e Show com a Banda Auto Louvor

Respons. Todos os Festeiros

Acolhimento: CAP e Pastoral do Dizimo

Obs. Toda Noite, com exceção da última teremos leilões. Todo dia, ao meio dia e às 18:00h, oração do Ângelo.


 

PARTICIPANDO DE REUNIÃO COM PAIS, ALUNOS E PROFESSORES NO COLÉGIO MUNICIPAL CONTENDAS

PARTICIPANDO DE REUNIÃO COM PAIS, ALUNOS E PROFESSORES NO COLÉGIO MUNICIPAL CONTENDAS

Na tarde do dia 28 de novembro de 2018, tivemos uma reunião no Colégio Municipal Contendas com pais, alunos e professores.
Demos continuidade as discussões que temos abordados em grande parte das escolas do nosso município. E mais uma vez, este tipo de encontro teve uma repercussão positiva. Falamos, ouvimos e fomos ouvidos. O público presente contribuiu com a sua participação durante o diálogo. Assuntos como a importância da família, o poder de influência positiva que a escola tem na vida do aluno, os malefícios e consequências pelo o uso de drogas foram debatidos no intuito de conscientizar todos os nossos jovens das escolhas que precisam ser feitas.
Agradecemos o Secretário Municipal de Educação, Jonaldo, a diretoria do colégio, funcionários e professores pela excelente recepção. 


 

PARTICIPANDO DE REUNIÃO COM A COMUNIDADE ESCOLAR DO COLÉGIO PADRE DURVAL SOARES

PARTICIPANDO DE REUNIÃO COM A COMUNIDADE ESCOLAR DO COLÉGIO PADRE DURVAL SOARES

Dando continuidade as nossas ações ativas e participativas, estivemos na segunda-feira, 26 de novembro de 2018, no Colégio Padre Durval Soares discutindo algumas pautas importantíssimas que temos discutido bastante em nosso município, dois grandes alicerces da vida de todo mundo: Família e Escola.
A participação dos pais na vida escolar do filho tem um papel fundamental para uma excelente formação como cidadão. Quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano escolar da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, por se sentirem amados e apoiados.
Durante a nossa reunião, assistimos apresentações de alguns alunos, cada uma mais linda que a outra, que abrilhantou ainda mais o nosso encontro.


;Quero agradecer à todos os professores e funcionários, a Diretora Rosália Rodrigues e ao Secretário de Educação, Jonaldo e toda a a sua equipe pelo convite.
Parabenizo todos os pais e alunos pelo empenho e dedicação. Desejo que essa relação se fortaleça cada vez mais.